Volta às Aulas


Para a maioria dos estudantes, os meses de dezembro e janeiro são sinônimos de férias e rotina mais livre. Apesar da grande saudade do ambiente escolar, onde irão reencontrar os amigos, os alunos vivem o drama de deixar de lado as horas a mais de sono e o tempo mais livre para outras diversões. Por outro lado, a família vivencia alterações na rotina que necessitam de atenção.

Para tornar este retorno mais tranquilo, preparei cinco dicas para viver essa experiência com carinho e entusiasmo.

Documentação Escolar: Leia com atenção toda documentação que a escola entregou no ato da matrícula. Faça marcações do que considerar mais importante, verificando tudo que foi orientado. Quando uma família não respeita essas orientações dificulta a organização das escolas.

Material Escolar: O material escolar tem orientações específicas para cada fase da escolaridade. É importante reaproveitar o que sobrou do ano anterior e ainda está em perfeitas condições de uso, mas também é estimulante ter materiais novos para iniciar as aulas. Faça do momento de organização do material uma atividade em família. Aproveite para doar ou trocar livros didáticos e paradidáticos utilizados no ano anterior. Há grupos nas redes sociais com essa finalidade, procure descobrir se já algum assim na escola que seus filhos frequentam.

Sono: Com pelo menos uma semana de antecedência ao primeiro dia de aula, reorganize a rotina de sono. Na volta às aulas é necessário retomar uma rotina de atividades e descanso compatível com a escola. É importante que toda família tenha combinados comuns que favoreçam a todos na convivência diária. É muito difícil para uma criança ir dormir quando toda a casa está em atividade.

Uniforme Escolar: O uniforme é obrigatório na maioria das escolas. Mesmo que o estudante seja adolescente ou jovem, é importante que todos os itens sejam identificados com nome. Estabeleça como será feita a lavagem dos itens e onde serão guardados. Combine que o uniforme será utilizado apenas nas atividades escolares. Este hábito ajuda a mantê-lo limpo e organizado sempre.

Lanche: O lanche feito na escola é mais que um momento de alimentação. É também um período de socialização e interação. Procure ficar atento às orientações da escola e prepare o lanche junto com seu filho, com antecedência.

Família e escola juntas, em parceria, podem obter resultados mais interessantes na formação humana. Lembre-se sempre que seus filhos têm seus atos e atitudes como um grande exemplo de vida. Educamos também com nossas ações.


Heloísa Proença

Heloísa Martins Proença é pedagoga, pesquisadora, doutoranda em Educação na UNICAMP e professora dos cursos de Pós-Graduação de Alfabetização e Letramento, Arte e Educação, Educação Inclusiva e Educação Infantil do IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, escola de educação da Unità Faculdade.


Por: Heloísa Martins Proença

© 2018 por Agência Blue Com. & Mkt. www.agenciabluecom.com