Vinho

Vamos falar de combinações deliciosas: vinho e lasanha. Considerada uma comida de conforto, essa montagem de massa fina, molho e queijo que sai fumegante e gratinada do forno, é uma das escolhas favoritas para refeições com amigos e momentos em família.

A maioria das pessoas associa lasanha à Itália, mas há quem diga que esse prato famoso foi criado na Inglaterra ou mesmo na Grécia. A origem de um prato tão antigo é difícil de se definir, contudo a maior parte dos registros históricos indica que a lasanha surgiu durante a Idade Média, na cidade italiana de Nápoles.


Lasanha à Bolonhesa & Sangiovese

E como todo clássico da gastronomia, a lasanha ganha versões incontáveis, e todas elas ficam ainda mais deliciosas, se escoltadas por um belo vinho. Vamos às combinações:

A Sangiovese é uma uma uva típica do centro da Itália, principalmente na Toscana. Presente nos Chianti, um dos vinhos italianos mais conhecidos e vendidos no mundo, seus taninos complementam a gordura e a proteína do prato, sua estrutura e sua acidez e combinam perfeitamente com o molho vermelho.


Lasanha ao Funghi & Pinot Noir

O segredo, mais uma vez, é harmonizar a lasanha ao molho. O sabor único do funghi pede vinhos não muito alcoólicos, com acidez pronunciada, frescor de fruta e uma nuance aromática terrosa. Um Pinot Noir da Nova Zelândia faz o casamento perfeito com esse prato.


Lasanha ao Pesto & Vermentino

Essa lasanha cheia de sabor e aroma combina massa, queijo parmesão, manjericão fresco, pignole e azeite. O vinho branco da uva Vermentino, típico da costa mediterrânea da Itália, possui grande complexidade aromática, e é uma excelente opção, por seu caráter seco, um pouco untuoso e levemente (só um pouquinho) amargo.


Lasanha Quatro Queijos & Chardonnay

Uma abundância substanciosa e rica de queijos. O vinho branco da uva Chardonnay enfrenta com classe esse molho de sabor intenso, contrapondo a untuosidade do prato, com sua deliciosa e típica acidez. Escolha um Chardonnay com pouca ou sem passagem por barricas de carvalho durante a vinificação


Prepare a mesa e as taças. Saúde!


© 2018 por Agência Blue Com. & Mkt. www.agenciabluecom.com