© 2018 por Agência Blue Com. & Mkt. www.agenciabluecom.com

Prepare sua adega para as estações mais frias: outono e inverno


Outono é tempo de introspecção, de se voltar para dentro, com a temperatura que começa a cair, é tempo de se preparar para o inverno que chegará na sequência.

Esta é a época propícia para os entusiastas do vinho que começam a preparar a adega para as temperaturas mais baixas e se deliciam com vinhos mais intensos e suculentos, como os do Novo Mundo, os do Norte da Espanha, os de Portugal, e de toda a Costa Mediterrânea, ou seja, a gama de opções para temperaturas mais frias são de infinitas possibilidades.

Com tantas opções, é importante salientar que os melhores vinhos são aqueles que agradam o paladar de cada um, o que é bem pessoal, podendo ser um Nero d’Avola siciliano com toques de tâmaras e canela, um Tempranillo espanhol com toques de baunilha e chocolate, um Malbec argentino floral e mineral, ou até mesmo um Shiraz australiano rico em ameixas secas e especiarias. Todos casam bem com temperaturas mais frias.

Mas, uma pergunta que sempre aparece em relação ao tempo mais frio, são os brancos, onde eles ficam no meio disso tudo? Engana-se quem pensa que para temperaturas mais frias não há opções de brancos, bons exemplos são os grandes Chardonnays envelhecidos da Borgonha, os cheios e amadeirados chilenos, que com sua pujança de frutas bem maduras e toques amanteigados acompanham perfeitamente caldos mais espessos e fondues com perfeição.

É claro, não podemos esquecer dos insuperáveis fortificados, como os Marsalas, Vin Santos, Jerez e os clássicos Porto e Alambre, de Portugal, para acompanhar as mais diversas propostas de queijos e sobremesas, ou até mesmo ser uma perfeita companhia para os dias que a temperatura muda.

O outono é uma das melhores épocas para começar a repor os vinhos da adega e compartilhar com os amigos toda a riqueza de sensações que os rótulos podem nos proporcionar em tempos mais frios, que combinam bem com encontros mais intimistas e um bom papo. Saúde!


Pedro Novaes Bannitz Neto é sommelier formado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) e especializado em Serviço de Vinhos e Castas Portuguesas pela Escola de Hotelaria de Coimbra. Atuou como sommelier em restaurantes e importadoras de vinhos em Brasil e Portugal, e atualmente faz parte da equipe da Decanter Campinas