O que é o Malte da cerveja?

Atualizado: 26 de Dez de 2018


O nome malte é comum no universo dos consumidores de cerveja e muitas marcas comerciais de larga escala utilizam o termo "PURO MALTE" em alguns de seus produtos. Mas o que seria realmente o malte da cerveja?


A palavra malte deriva de um processo chamado malteação, onde o grão é umedecido, germinado e, ao passo que os brotos surgem, é secado, torrado ou até mesmo defumado. Portanto um cereal ou grão maltado ou malteado é um cereal que teve sua germinação favorecida e depois cortada, deixando, então, o grão amolecido para facilitar a moagem e também com suas enzimas mais evidentes favorecendo a produção da cerveja.


Uma comparação seria a experiência do feijão no copo com algodão. Quando de dentro do grão começar a sair a radícula (uma espécie de caule jovem bem verdinho) naquele momento tira-se a condição favorável à germinação e assim começa o processo de secagem.

Com o tempo o nome MALTE virou sinônimo de CEVADA, constituinte da maioria dos estilos de cerveja, mas há estilos de cervejas com outros cereais tais como: trigo, centeio, aveia, milho e outros. Porém, a nomenclatura não pode ser, por definição, sinônimo de cevada e sim de um processo que favorece a germinação de um cereal. O correto seria dizer “Malte de Cevada”, ou “Malte de Trigo”, por exemplo.


Agora cerveja puro malte e cerveja com cereais não maltados são assuntos para uma próxima edição! Tenha um excelente final de ano e nunca deixe de beber uma boa cerveja. Saúde!

Por: Ladir Almada Neto


Assista ao vídeo desta matéria:



© 2018 por Agência Blue Com. & Mkt. www.agenciabluecom.com