O que é lúpulo

A pergunta que dá o título a este artigo foi uma das 10 pesquisas mais feitas no Google, em 2018, e isso é muito relevante. Realmente a cerveja está entre os assuntos mais pesquisados recentemente, e isso se deve em grande parte ao fato da evolução da cerveja artesanal no mercado. A utilização do lúpulo nas cervejas convencionais de larga escala foi diminuindo com o tempo e abriu espaço ao mercado das cervejas artesanais, além de outras razões. Hoje temos os consumidores “lúpulo maníacos” ou “hop hunters” que são loucos por lúpulo e o resultado que este ingrediente dá à cerveja.

O lúpulo é a flor de uma planta trepadeira, seu cultivo se dá como se fosse maracujá, e seria por isso que a IPA tem o aroma da fruta? A resposta é não. Não tem nada a ver com a forma de cultivo e sim com os tipos de lúpulos; alguns remetem ao maracujá no aroma, mas não todos, ou melhor, poucos dão este aroma na cerveja.

O lúpulo assim como vários outros exemplos de vegetais, frutas, legumes, cereais e outros, possui variações naturais, que dependem de sua origem e região cultivada. Ou seja, assim como há bananas de vários tipos e qualidades, pimentões de várias cores e sabores, existem também vários tipos de lúpulo diferente. Lúpulos que dão à cerveja aroma cítrico remetendo à maracujá, manga, melão, abacaxi entre outros. Outros que dão à cerveja aroma gramíneo, herbal e terroso.



O lúpulo adicionado à cerveja influencia basicamente de duas formas: no amargor e no aroma. Quanto mais lúpulo mais amarga a cerveja é. O amargor é obtido quando o lúpulo é adicionado durante o processo de brasagem (tipo de maceração) ou produção da cerveja. O aroma de lúpulo mais intenso em geral vem quando o lúpulo é adicionado em outra etapa do processo da cerveja, chamado DRY HOP. Neste processo o lúpulo é adicionado no tanque fermentador quando a cerveja já terminou seu processo de fermentação e assim já está em fase de maturação adquirindo em maior proporção aroma à cerveja.



Nunca deixe de beber uma boa cerveja. Saúde!


Por: Ladir Almada Neto

© 2018 por Agência Blue Com. & Mkt. www.agenciabluecom.com