Hala Madrid

Destino irresistível para os amantes de artes, cultura, arquitetura e compras


Uma cidade diversa e cheia de vida, que mescla sabores, arte, cultura e entretenimento! Esta é Madrid, capital da Espanha, com seus três milhões e meio de habitantes. É uma das cidades mais visitadas do mundo e passear pelas ruas dá a sensação de voltar ao passado, pois mesmo sendo moderna e cosmopolita, ainda conserva costumes, como degustar “tapas” (aperitivos servidos em bares e restaurantes, geralmente acompanhados por uma bebida, que pode ser alcoólica ou não) e uma taça de sangria.


Atrações não faltam e muitas delas ficam no centro da cidade, o que possibilita conhecer muitos pontos turísticos a pé. A Gran Vía é a avenida principal, muito movimentada, cheia lojas e restaurantes e por ela se tem acesso a outro local bem conhecido e agitado, a Puerta del Sol, uma praça muito famosa, onde fica a estátua Oso y El Madroño, o urso, símbolo da cidade. Próxima a Puerta del Sol, está a Plaza Mayor, outro símbolo madrilenho, praça muito bonita com lojas e restaurantes no seu entorno.


Bem próximo a Plaza Mayor está o Mercado de San Miguel e é parada obrigatória para quem está visitando Madrid. Com mais de 100 anos, é um dos principais mercados gastronômicos do mundo, onde é possível apreciar a espetacular culinária espanhola. Tem em torno de 30 bancas que oferecem os mais variados tipos de queijos, sanduíches, frutas, sucos, azeitonas, mariscos frescos, arroz mediterrâneo, vinhos, doces e cervejas, além do típico “jámon”, que é o presunto ibérico e outras “tapas” espanholas.


A construção da Catedral de la Almudena iniciou em 1883, porém foi finalizada apenas no início da década de 90. A visita é dividida em três partes: catedral, museu da catedral/cúpula e a cripta. Está localizada em frente ao Palácio Real com a Plaza de la Armería no meio das duas construções.


O belíssimo e luxuoso Palácio Real é um dos lugares mais importantes para se visitar em Madrid. A arquitetura, os jardins e a decoração refletem o luxo, a ostentação e a opulência da monarquia espanhola. É possível conhecer o interior do palácio em visita que dura em torno de 1h15, e contempla a Sala do Trono, a Sala das Armas, a Real Biblioteca, a Real Farmácia, o Salão de Refeições, a Saleta de Porcelana, Salão de Gasparini, entre outros aposentos. É uma das residências oficiais do Rei da Espanha, utilizada apenas para solenidades e ocasiões especiais. Os jardins do palácio rendem fotos lindas, e não podem ficar de fora do passeio.

O Museo Del Prado é o mais importante museu da Espanha e um dos mais importantes do mundo. Nele se encontram preciosas obras de arte da pintura, escultura, desenhos e artes decorativas. A coleção de pintura é bem completa contando com importantes nomes como Francisco Goya, Rembrandt, Ticiano, Sandro Botticelli, Raffaello Sanzio, Caravaggio, Tintoretto e a grande atração é o quadro "As Meninas", de Velázquez.


Já o Reina Sofia é dedicado à arte do século 20. Lá se encontra a famosa obra de Pablo Picasso, Guernica. É possível conhecer também outras maravilhas do acervo, como os trabalhos de Joan Miró e Salvador Dalí. A Plaza Cibeles é outro ponto turístico da cidade e é onde ficam o Palácio de Comunicaciones e a Fuente de Cibeles.


Também próximo ao centro está o Templo de Debod, construção egípcia que tem mais de 2200 anos. O templo foi doado pelo governo egípcio para a Espanha. O Parque del Retiro é ótimo local para passear, é o mais visitado da cidade e possui lagos, fontes, monumentos, jardins e os palácios de Cristal e o de Velázquez.


Os madrilenhos são aficionados por futebol e tem pelo clube local, o Real Madrid, verdadeira paixão. O clube oferece tour pelo Estádio Santiago Bernabéu. O estádio foi inaugurado em 1947, tem capacidade para mais de 80 mil torcedores e é palco de partidas importantes do futebol espanhol e europeu. Durante o tour, o visitante tem uma panorâmica do estádio e visitar as principais instalações a sala de troféus, fotos e artigos antigos sobre a história do clube, o campo, a tribuna de honra, vestiários, túnel, banco de reservas, zona técnica, sala de imprensa e a loja oficial.


A noite em Madrid é intensa e fervilhante, com muitos bares, baladas e festas. O pequeno bairro de Chueca é um dos mais animados e divertidos da cidade, além de ser bem cosmopolita. Ao redor da Plaza de Chueca, estão muitos bares com mesinhas na rua e danceterias. A noite nos bairros de La Latina e Malasaña também é muito animada.


A gastronomia é fabulosa, desde a paella, a tortilla ao cachopo e o cocido madrilenho, pratos típicos espanhóis. Restaurantes não faltam para degustar essas iguarias e as deliciosas tapas. Madrid é destino que encanta qualquer viajante e que vale ser visitado em qualquer época do ano.

Calle Mayor

Catedral de La Almudena

Plaza Cibeles


Oso y El Madroño

Palácio de Comunicaciones

Palácio Real

Plaza Mayor

Plaza Mayor

Puerta Del Sol


Rua de Madrid

Vista do Jardim do Palácio Real

Vista do Jardim do Palácio Real

Por: Maria Cecilia Valadares Zitto @umgirocomacissa

© 2018 por Agência Blue Com. & Mkt. www.agenciabluecom.com