Férias: o que fazer com as crianças


O recesso escolar é o momento de sair da rotina e aproveitar o descanso e lazer. Porém, nem todas as regras devem ser esquecidas, porque a pausa nas aulas das crianças não significa que a família terá o mesmo (longo ou curto) período de descanso. Então, como aproveitar o recesso escolar com sucesso?

Pesquise programações infantis em sua região e escolha, por exemplo, duas atividades por semana, para contarem como passeios de férias. Marque com amigos que também tenham crianças, para que ambos tenham companhia e se divirtam. Há várias possibilidades, como teatros, contação de histórias, oficinas e muito mais.

Faça uma lista junto com as crianças sobre as atividades viáveis que gostariam de fazer nas férias. Por exemplo, se uma festa do pijama for um pedido especial, mesmo que não haja espaço para convidar colegas ou alugar cabanas, prenda um lençol no sofá, leia histórias, coloque karaokê no Youtube, faça guerra de travesseiros e a farra estará pronta! Vale tudo: organize uma noite de jogos, faça massinha caseira, banho de mangueira. Crie e se divirtam!

BRINQUE! Mais importante do que qual atividade será feita é o quanto você estará presente com a criança. Vamos supor que sua rotina de adulto continue agitada, permitindo que você tenha apenas 20 a 30 minutos por dia para brincadeiras, além de eventuais passeios. Em 30 minutos, é possível fazer uma oficina de culinária ou montar um quebra-cabeças com sucesso, caso o adulto dê atenção exclusiva ao momento de diversão – prática que pode e deve ser mantida, para além do recesso escolar.

No final das férias, reorganize a rotina em geral, mas faça um diário junto com a criança, registrando os melhores momentos. Ficará palpável o quanto se divertiram juntos e como estes momentos foram combustíveis essenciais para garantir a força e a parceria entre a família ao longo do ano.

Maibí Fernanda Chesi Mascarenhas é coordenadora nacional de pós-graduação em Educação Inclusiva no IBFE - Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, escola de Educação da Unità Faculdade. Docente no ensino superior, especialista em gestão de pessoas, graduada em Pedagogia - licenciatura e gestão educacional.


Por: Maibí Mascarenhas



© 2018 por Agência Blue Com. & Mkt. www.agenciabluecom.com