Dublin

A terra das tradições medievais é capital e maior cidade da Irlanda

Uma das capitais mais simpáticas da Europa, Dublin se destaca pela sua história, receptividade, belas paisagens, construções medievais e tradição. Localizada na costa leste da Irlanda, na província de Leinster, foi fundada pelos vikings no século IX e atualmente tem quase dois milhões de habitantes.

Alegre, amigável e vibrante, a capital irlandesa possui inúmeras atrações e a principal delas é o famoso Temple Bar, bairro turístico, mais conhecido pelos seus pubs (bares) animados, vida noturna e restaurantes. Aliás, o que não falta em Dublin são pubs para degustar boa pint. São mais de 600 esparramados pela cidade.

O Temple Bar conserva sua atmosfera medieval, com as ruas estreitas e de pedras. É um centro cultural e de entretenimento. Por ali também é possível encontrar galerias de arte, lojas com artigos alternativos, mercados e sebos.

Os irlandeses adoram cerveja e whisky, portanto dois passeios imperdíveis são as visitas a Guinness Storehouse e a Jameson Distillery, ambos consistem em conhecer a história e o processo de produção das duas marcas de bebidas conhecidas em todo o mundo.

A Christ Church Cathedral, conhecida como a Catedral da Santíssima Trindade, é a catedral mais antiga da cidade. Sua construção é de 1.028 e sua arquitetura impressiona pela imponência e beleza e lá está a cripta medieval, a maior da Irlanda e é a estrutura mais antiga da cidade. Dentro da cripta existem inúmeras relíquias, entre elas um pedaço do berço de Jesus e também um gato e um rato mumificados, conhecidos localmente como Tom e Jerry. Já a Saint Patrick´s Cathedral é dedicada ao padroeiro da Irlanda e construída entre 1220-1259.

O Trinity College é parada obrigatória para quem está passeando por Dublin. É a universidade mais antiga do país e uma das mais antigas do mundo. Fundada em 1592, a universidade abriga uma biblioteca belíssima e impressionante com mais de três milhões de livros, sendo o mais famoso, o Book of Kells, livro escrito em latim, por monges celtas, que contém os quatro Evangelhos do Novo Testamento. Não chegou a ser terminado, mas é um dos mais incríveis manuscritos feitos na Idade Média ainda existente. O Livro de Kells tem mais de 1200 anos, é cheio de detalhes e ilustrações coloridas.

A Grafton Street é uma rua comercial muito conhecida, repleta de lojas, cafés e restaurantes. Em uma de suas pontas está o lindo Parque St. Stephen’s Green, criado em 1664, lugar tranquilo, repleto de verde, no coração da cidade. Já o Phoenix Park é o maior parque público da Europa, lá dentro estão a residência oficial do presidente da Irlanda e o zoológico, um dos mais antigos do mundo.

Erguido no início do século XIII, o Castelo de Dublin serviu durante séculos como a sede da administração inglesa e, depois, britânica. Em 1922, após a independência da Irlanda, foi entregue ao governo irlandês. Agora é um grande complexo do governo e uma importante atração turística.

Dublin possui museus interessantes como a Galeria Nacional da Irlanda, o Museu Nacional da Irlanda, Cadeia de Kilmainhamm Museu Irlandês de Arte Moderna, Museu de História Natural, entre outros. Um pouco afastado do centro da cidade, é possível visitar e fazer um tour pelo Castelo de Malahide, construído no século XII.

Próximos a Dublin existem alguns vilarejos que também valem a visita, são eles: Howth, uma vila de pescadores, onde a movimentação concentra-se no pier, local repleto de restaurantes e bares. Bray, cidade no Condado de Wicklow, com suas trilhas e praia. E as Montanhas do Parque Nacional de Wicklow, onde é possível conhecer o conjunto monasterial de Glendalough, o Upper Lake e o Lough Tay, conhecido como lago da Guinness, devido à cor escura de suas águas, que se assemelha ao tom da cerveja.

Na costa oeste, há duas horas de Dublin, estão os Cliffs of Moher, que mais parece cenário de filme medieval. Um dos lugares mais visitados de toda a Irlanda, os cliffs, ou falésias, são um conjunto de penhascos que se estendem por oito quilômetros, com altura de 214 metros. Um cenário de tirar o fôlego.

Uma capital inspiradora, cheia de história e o principal centro econômico, político e cultural da Irlanda.


Por: Maria Cecilia Valadares Zitto @umgirocomacissa

© 2018 por Agência Blue Com. & Mkt. www.agenciabluecom.com