Cuidados com a pele no inverno


Nossa pele precisa de cuidados especiais o ano todo e durante o inverno não poderia ser diferente. Nessa época no ano a umidade do ar cai, nós transpiramos menos, tomamos banhos mais quentes e ingerimos menos água. Tudo isso, inevitavelmente, acaba provocando o ressecamento da pele tanto do rosto como do corpo.

A pele ressecada, além de ter uma aparência esbranquiçada e opaca, pode ser o gatilho para o início ou piora de doenças como coceiras, dermatite atópica (mais comum em crianças), eczemas, entre outras.

Também no inverno podemos observar o surgimento ou a piora de lesões de psoríase e dermatite seborreica. Para manter a pele hidratada no inverno, recomendo algumas práticas simples, porém necessárias:

  • Não esqueça de tomar líquidos: água, sucos, chás, sopas.

  • Tente manter uma alimentação saudável, variada, rica em vitaminas e antioxidantes.

  • Na hora do banho, evite água muito quente, pois isso retira o manto hidrolipídico que é a camada de gordura natural e protetora da pele.

  • Use sabonetes neutros e em pequena quantidade e não use buchas nem esponjas. Se você gostar, pode optar por óleos de banho, há óleos que são usados para limpeza no lugar do sabonete.

  • Não demore no banho.

  • Logo após o banho, não se esqueça de aplicar hidratante no corpo todo. Para o rosto, o ideal é um hidratante facial. Pode ser necessário um hidratante mais potente para hidratar a pele do corpo, especialmente em regiões como cotovelos, joelhos e pés.

  • Mantenha na rotina diária de uso do protetor solar.

  • Use protetores/ hidratantes labiais para evitar rachaduras.

Dica: com a queda nas temperaturas e menor exposição ao sol, a época do inverno favorece o tratamento da pele com ácidos, peelings, sessões de laser e tratamento de manchas. Para isso, procure o seu dermatologista de confiança. Espero que tenha um inverno sem contratempos.



Luciana Nocera é graduada em medicina pela Unicamp, com residência médica em dermatologia pela UNESP. Dermatologista com título de especialista pela Sociedade Brasileira de dermatologia.

© 2018 por Agência Blue Com. & Mkt. www.agenciabluecom.com