Cuidado com os gatos

Os cuidados com os animais de estimação vão além de fornecer água limpa e comida adequada


Apesar da crença de que gatos são mais autossuficientes, há diversos pontos de atenção em manter os pequenos felinos em sua casa ou apartamento. Confira as dicas para proteger o seu bichano!

Embora os gatos normalmente vivam dentro de casa, eles podem adquirirem infinidade de doenças através dos sapatos, roupa e inclusive do ar. Por isso, a carteira de vacinação do seu gatinho tem que estar sempre em dia. Procure um veterinário e siga o calendário de vacinação específico para os felinos.

O gato é um caçador natural e adora perseguir outros animais, principalmente pássaros. Portanto, é fundamental inserir telas de proteção nas janelas, principalmente em apartamentos. Muitos centros de doações de gatos não permitem adotar um gatinho caso o apartamento não esteja telado.

Apesar dos gatos terem uma higiene exaustiva, é necessária que escove o seu pelo para evitar as bolas de pelo no estômago, algo que pode originar um problema grave. A frequência pode variar da escovação diária até a escovação semanal e dependerá do tipo de pelo do gato, mais comprido ou mais curto. O gato gosta de ser o centro das atenções e de ser escovado. Durante a primavera e outono é que eles mudam de pelo.

É imprescindível que o seu gato tenha ao seu alcance um tronco, utensílio ou arranhador para afiar as unhas. Se não o tiver, lembre-se que o poderá fazer em qualquer outro tipo de superfícies, como por exemplo, um sofá. Além disso, os gatos precisam de um lugar confortável para dormir e descansar, uma cama ou uma almofada macia. Atenção, porque os felinos gostam de dormir em locais fechados, por isso deve ter o cuidado de não deixar móveis abertos porque poderiam dormir aí e ficar fechados.

Geralmente os gatos não precisam de uma higiene extra, pois são extremamente asseados, no entanto, em alguns casos pode ser necessário. Se com toalhinhas úmidas não for suficiente para eliminar a sujeira do gato, faça a limpeza com água morna e muito suavemente, ainda assim, pode ser que o seu gato resista ao banho. Se for muito complicado dar banho, utilize um xampu seco específico para gatos.


Da Redação

© 2018 por Agência Blue Com. & Mkt. www.agenciabluecom.com