Óculos de sol para criança, pode?


Sim, mas o ideal que sejam usados apenas por crianças a partir dos10 anos, porque a pupila é maior e o cristalino mais transparente, filtrando apenas 25% da radiação ultravioleta (UV). Além disso, a absorção do UV pelo nosso organismo é acumulativa e 80% do tempo que passamos em ambientes externos ocorre até os 18 anos e até lá o escurecimento das imagens pelo uso de óculos solares pode comprometer o desenvolvimento da visão das crianças.

A explicação do oftalmologista Leôncio Queiroz Neto é que embora o sistema ocular esteja completamente desenvolvido aos três anos de idade, a visão é moldada até os 10 anos. Isso significa que, nesse período, o estímulo visual de cores, formas e brilho contribuem para perfeita moldagem da visão que está associada à capacidade de aprender.

Para proteger os menores dessa exposição do sol, use barreiras físicas, como bonés, chapéus e viseiras. A seguir, dicas para escolha de óculos de sol para crianças:

  • Verificar se as lentes são com 100% de proteção UV.

  • Óculos com lentes de policarbonato, são mais resistentes e mais difícil de quebrar assim evitam acidentes em caso de quedas.

  • As armações flexíveis duram mais.

  • Escolha marcas de confiança, exija certificado e não apenas adesivo, pesquise sobre o produto.



Por Marta Gomis

© 2018 por Agência Blue Com. & Mkt. www.agenciabluecom.com